Buscar
  • Rafaele A. de Almeida

Indicadores

Já ouviu falar em indicadores ou na sigla KPI e não sabe exatamente o que é? Vem que te explico.


Muitos chamam os indicadores de KPI (Key Performance Indicator), que traduzindo para o

português significa Indicador-Chave de Desempenho.

Os indicadores são a forma que utilizamos para indicar a evolução, a realidade atual ou mesmo a previsão de algo. São muito utilizados para comparar os resultados obtidos com o que foi planejado.


Empresas maiores utilizam painéis de controle, os famosos Dashboards. Que são quadros onde reúne todos os indicadores que serão monitorados pela instituição. Algumas opções para fazer esses painéis de controle são os programas de inteligência de negócio (BI - Business Intelligence) e as já conhecidas planilhas.


Porque devo criar e analisar os indicadores?


Os indicadores de desempenho são fundamentais para os gestores conseguirem medir o resultado de sua empresa.

Segundo Kaplan e Norton (1997), “o que não é medido não é gerenciado”. Desta forma, os gestores deveriam ter como uma de suas principais ferramentas de gestão o painel de indicadores da organização, pois os indicadores auxiliam na tomada de decisão, assim contribuindo para o alcance das metas.

Mas mais do que medir resultados e o alcance das metas, os indicadores devem ser monitorados no dia-a-dia para acompanhar a evolução de uma área ou de um projeto, por exemplo, e fazer os ajustes necessários.


Posso usar em qualquer área?


Sim, os indicadores podem ser utilizados em qualquer área, basta ter meios de medir o que se quer analisar.

Em Recursos Humanos os principais indicadores são:

• Headcount;

• Turnover;

• Absentísmo;

• Horas Extras;

• Orçamento x Realizado.

No Financeiro são:

• Lucro ou Prejuízo;

• Receitas;

• Despesas;

• Liquidez corrente;

Em Vendas são:

• Novos contratos;

• Receitas por vendedor;

• Receitas por tipo de produto e serviço;


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo